Escolas municipais e estaduais ainda podem se inscrever no Mais Educação

Atualmente, 32 mil instituições estão no programa

As escolas municipais e estaduais têm até 30 de abril para acessar o Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle do MEC (simec.mec.gov.br) e aderirem à oferta de ensino em tempo integral. O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e o Ministério da Educação (MEC) prorrogaram o prazo de adesão ao Programa Mais Educação. Atualmente, 32 mil escolas estão no programa. A meta do governo federal é chegar a 47 mil.

Das escolas que aderiram ao programa, mais de 17,8 mil têm maioria de alunos beneficiários do Bolsa Família, mas o MDS quer aumentar esse número para 26 mil ainda neste ano. O objetivo é chegar às escolas com público de maior vulnerabilidade social. “A expansão da educação integral em escolas com maioria de alunos beneficiários do Bolsa Família significa que os estudantes dos bairros mais pobres ampliam o tempo e o espaço de aprendizagem”, destaca o diretor de Renda e Acesso a Serviços do Plano Brasil Sem Miséria do MDS, Marcelo Cabral.

Até 25 de março último, 13,6 mil escolas manifestaram interesse em oferecer ensino integral. Dessas, 8,7 mil têm maioria de alunos do Bolsa Família.

Programa Jovens Talentos para a Ciência tem inscrições prorrogadas

Foram prorrogadas para até 3 de abril as inscrições para o programa Jovens Talentos para a Ciência. A iniciativa é destinada a estudantes de graduação de todas as áreas do conhecimento e tem o objetivo de inserir os estudantes no meio científico. Os estudantes recém-ingressos em universidades federais e institutos federais de educação serão inscritos pela instituição de ensino superior por meio de formulário eletrônico.

Da mesma forma que na primeira edição do programa, as instituições indicaram representantes responsáveis por nomear coordenadores em cada curso de graduação, que operacionalizam as inscrições dos estudantes. Também poderão participar do processo de seleção os alunos ingressantes no 2º semestre de 2012.

A seleção será feita por meio de prova de conhecimentos gerais, aplicada no próximo dia 5 de maio. Cada universidade poderá indicar até três locais de prova, sendo que o campus sede tem que, obrigatoriamente, estar entre os indicados. Os aprovados receberão bolsa de R$ 400/mês pelo período de 12 meses. O resultado será divulgado em 5 de julho.

jovenstalentos.capes.gov.br/bolsas

Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

Deixe um comentário