Novo ministro da cultura defende rede de cooperação com estados e municípios

Em reunião com secretários estaduais e municipais de Cultura, o ministro Juca Ferreira ressaltou a abertura da pasta para o diálogo com os entes federados. Ele defendeu uma relação mais estreita entre o Ministério e os secretários, em uma rede de cooperação na área cultural. “Se conseguirmos criar um sistema articulado de cooperação, poderemos ir mais longe do que cada um em si”, afirmou. Secretários que participaram da reunião elogiaram a estratégia do diálogo constante, que poderá superar os encontros do Fórum de Secretários Estaduais de Cultura.

“A repetição da palavra diálogo tem para nós uma força muito grande. Inspira muitas pessoas aqui”, afirmou o secretário de Cultura do Rio Grande do Sul, Victor Hugo Alves da Silva, refletindo a posição manifestada pelos cerca de vinte secretários que se reuniram com o ministro Juca Ferreira. “Dentro desse espírito, é importante estreitar a relação com o ministério. Nem sempre o fórum de secretários contou com o Ministério da Cultura”, pontuou o secretário do Estado de São Paulo, Marcelo Mattos Araújo.

O secretário-adjunto de Cultura do Ceará, Fabiano Santos, afirmou que a pactuação federativa vai além da busca de recursos para o setor. “É a pactuação, sobretudo, de uma política cultural. É importante sabermos as novas agendas do MinC para estarmos no debate da política cultural de nossos Estados”, disse.

Como resultado do encontro, o Ministério da Cultura e os secretários estaduais iniciaram as articulações para uma reunião, após o Carnaval, para discutir temas de cooperação e mobilização, como avanço na votação de projetos de lei no Congresso Nacional.

Fonte: Minsitério da Cultura.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s